Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Apperitivo

por Lucas Longo

Perfil Lucas Longo é profissional da área de telefonia móvel e colunista da Folha

Perfil completo

Crowd Funding

Por lucaslongo
11/10/12 11:53

“Financiamento via grupo” foi a melhor tradução que encontrei para este termo que é usado quando uma idéia é financiada pedindo dinheiro para o público em geral em vez de pegar dinheiro para um banco, investidor ou sócio.

Este conceito esta sendo utilizado desde 2006 mas agora que esta mais estabelecido como um método viável para iniciar um projeto.

Alguns exemplos:

1) Nemesea foi provavelmente o primeiro grupo musical a levantar dinheiro com o público e com certeza a primeira banda a conseguir mais de USD$50 mil através do site Sellaband em 2006!

2) MyFootballClub. Em 21 de fevereiro de 2008, o Ebbsfleet United Football Club foi comprado por aproximadamente 26 mil pessoas, cada uma pagando em média £35! O dinheiro foi coletado online através do site www.myfootballclub.co.uk. O clube é agora controlado e administrado pelos seus membros (o “crowd”) que decidem até que vai ser comprado, transferido e jogar!

3) Representando o mundo dos filmes, The Age of Stupid do diretor Franny Armstrong, conseguiu angariar £450,000 para a produção, £180,000 para o lançamento na Inglaterra e £220,000 para o lançamento internacional. O filme estreiou em setembro de 2009.

4) Talvez o projeto de crowdfunding mais conhecido é o do Diaspora,  um projeto da agora famosa Kickstarter que almejou a levantar US$10,000 para financiar o desenvolvimento de um rival “open source” ao Facebook. Depois de gerar um interesse enorme do público e um suposto investimento do fundador do Facebook Mark Zuckerberg o projeto fechou tendo conseguido US$200,641 de 6479 pessoas.

5) Um exemplo de como o crowdfunding pode ser usado para testar uma ideia ou produto no mercado e ainda receber pré-pedidos: The Glif, mais um projeto Kickstarter. The Glif é um tripé para o iPhone. Seus criadores precisavam de US$10,000 para conseguirem iniciar a produção do produto e pediu para o público US$20 em forma de um pré-pedido do produto. O público obviamente amou o produto e 5273 pessoas contribuiram para um total incrível de US$137,417!

Fiquei muito satisfeito de ver que já há um projeto brasileiro que esta utilizando deste tipo de financiamento, o jogo “Cowboys vs. Aliens vs. Ninjas” da Dead Mushroom através do site IndieGogo! Para contribuir clique aqui.

Ninjas!

A campanha visa levantar dinheiro para o jogo que será gratuito tanto para iOS, Android, Windows, Mac e e Linux!

Quem contribuir poderá ter por exemplo a sua foto dentro do jogo, um toque invoador que achei muito interessante – veja todas as opções aqui.

Parabéns pela iniciativa!

About lucaslongo

Fundador e professor do iai? Instituto de Artes Interativas, Lucas se formou em Engenharia de Produção na Rensselaer Polytechnic Institute em Troy, NY aonde também aprofundou sua paixão pela utilização da tecnologia nas artes cursando vários cursos de Artes Eletronicas, video e design interativo. Trabalha desde 1999 na área de telefonia móvel contribuindo para empresas como a Zip.Net, Telesp Celular, Portugal Telecom, Oi, e Ringontes.com. Finalmente mergulhou nas Artes Interativas no mestrado da NYU chamado Interactive Telecommunications Program da Tisch School of Arts aonde acompanhou o lançamento do iPhone, aprendeu a criar aplicativos para a plataforma e fez a sua tese do mestrado um aplicativo de Mobile Education.
View all posts by lucaslongo →
Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Os comentários pelo formulário foram fechados para este post!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emaillucas@iai.art.br

Buscar

Busca
  • Recent posts Apperitivo
  1. 1

    Aplicativos de 09 de dezembro de 2013

  2. 2

    Aplicativos de 02 de dezembro de 2013

  3. 3

    Aplicativos de 25 de novembro de 2013

  4. 4

    Aplicativos de 18 de novembro de 2013

  5. 5

    Aplicativos de 11 de novembro de 2013

SEE PREVIOUS POSTS

Tags

artigo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).